Lições aprendidas em uma experiência de utilização do Facebook como Arquitetura Pedagógica de apoio a um curso em regime Blended Course
Nathielly Souza Campos, Alessandra Santos, Mercia Maria Santos, Nilton Bahlis Santos, Antonio Cordeiro
Resumo
Este artigo é um estudo de caso relativo ao curso “As Redes Sociais Antes e Depois da Internet: O Que São e Suas Possibilidades Para a Saúde” realizado no Programa de Pós-Graduação em Informação, Comunicação e Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação em Ciência e Tecnologia (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), para alunos de Mestrado e Doutorado, com características de Blended Course, de Aprendizagem Ubíqua e de Educação em Rede. O curso ocorreu na modalidade presencial, semipresencial e a distância. As aulas foram transmitidas simultaneamente via Hangout a partir de um grupo no Facebook. A análise das interações ocorridas nessa rede social partiu da coleta de dados sobre as interações em sala de aula e no grupo do Facebook; seguida das análises quantitativa e qualitativa de redes sociais. Concluímos que o Facebook pode ser utilizado como arquitetura pedagógica, pois fornece suporte necessário ao compartilhamento de conhecimentos e estimula senso de comunidade entre os envolvidos, embora, não forneça muitos recursos de controle e acompanhamento das interações dos aprendizes.
Palavras-chave
Tecnologia da Informação; Educação Online; Blended Course
Texto completo:
PDF
Apontamentos
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Rev. Augustus - ISSN 1981-1896
Uma produção da Unisuam Publicações