A educação corporativa como vantagem competitiva sustentável para as empresas na atualidade

Anna Carolina Castro, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Yara Hudik

Resumo


Atualmente, as transformações tecnológicas e organizacionais
marcam a realidade das empresas; as mudanças que marcaram o mundo do trabalho desde o século XX trazem um grande impacto na qualificação dos trabalhadores e na gestão das organizações, que passam a exigir dos trabalhadores novas competências e mais escolaridade. Assim, tem-se como objeto deste estudo: a educação corporativa como vantagem competitiva sustentável para as empresas da atualidade. Nessa perspectiva, constitui-se uma sociedade do conhecimento, em que a aprendizagem torna-se cada vez mais importante e contínua, para acompanhar o ritmo acelerado em que se encontram os mercados cada vez mais competitivos. Assim, as empresas passaram a utilizar-se do capital  intelectual ampliando a produtividade e os lucros, obtidos também por meio da educação corporativa. Conclui-se que o conhecimento assume valor estratégico, passa a dar sustentabilidade e amplia o espaço de desenvolvimento no ambiente de negócios. É importante ressaltar que a educação corporativa compõe um importante elemento que permite a competitividade da empresa com as demais organizações, na busca de dar maior agilidade e flexibilidade ao processo de formação dos colaboradores, no sentido de atingir de maneira eficaz os objetivos das empresas da atualidade.

Palavras-chave


Aprendizagem Contínua; Competitividade; Novas Competências: Educação Corporativa

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

Uma produção da Unisuam Publicações