EVENTOS CIENTÍFICOS, 10º Semana de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
LHIVE - LENDO HISTÓRIAS E IMPRIMINDO VALORES - um relato de experiência.
waldirene amorim de jesus araujo

Última alteração: 2013-09-04

Resumo


LHIVE - LENDO HISTÓRIAS E IMPRIMINDO VALORES – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

AMORIM, Waldirene 1

ASSIS, Marina de2

SOUZA, Sulamita 3

 

RESUMO

O processo educativo, cultural e científico que conecta o Ensino e a Pesquisa indissociavelmente favorecendo o vínculo transformador entre universidade e sociedade se dá por meio da Extensão universitária, que garante á comunidade acadêmica a oportunidade de produzir a práxis de um conhecimento acadêmico-científico.

O presente trabalho tem o objetivo de relatar as experiências vivenciadas no projeto de extensão LHIVE - Lendo Histórias e Imprimindo Valores, desenvolvido na Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá e Escola Municipal Mano Décio da Viola, na comunidade do Sapê em Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto LHIVE, além de favorecer a formação acadêmica dos educandos e exercitar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, objetivou difundir os valores humanos universais, oferecer suporte para o desenvolvimento integral do potencial individual dos atendidos e contribuir para o estabelecimento de uma relação sadia entre empresa e comunidade.A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com a descrição do relato da experiência sobre a participação dos acadêmicos extensionistas do curso de Licenciatura em Pedagogia no projeto de extensão desenvolvido em parceria com a Universidade e a FINK. Os resultados apontam que a extensão universitária possibilitou um espaço para ensino-aprendizagem, tanto para os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNISUAM, quanto para as crianças inseridas na comunidade do Sapê. Conclui que a educação em Valores realizada por meio da extensão, enquanto espaço de formação voltada para o cuidado e como produção de conhecimento, trouxe reflexos positivos para comunidade e que a aproximação da Universidade e da empresa trouxe benefícios para todos os envolvidos no projeto -  escola, comunidade, a turma, os alunos individualmente, suas famílias, os professores comprometidos e os dinamizadores do projeto.