EVENTOS CIENTÍFICOS, 10º Semana de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação

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ARTICULAÇÃO DE ATIVIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA EM PROJETO DE EXTENSÃO
Fabiana Ferreira Koopmans, Fábio Pussente Calçada, Jailton Gomes da Silva, Letícia Moreira da Silva, Elisangela de Souza Lima, Renata Batista Nakajima

Última alteração: 2013-09-04

Resumo


Introdução: Este trabalho apresenta o relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão Trabalhando com Famílias. A proposta do projeto foi atuar em serviços da área da Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS\RJ). Por questões de contrato firmado entre a Universidade e a SMS\RJ, estas atividades não puderam ocorrer. Com isto, o Projeto vem desenvolvendo suas atividades em diversos outros cenários, como na Clínica Escola Amarina Motta (CLESAM) e na Escola Municipal Ruy Barbosa (EMRB), tendo como o enfoque em ações de Atenção Básica\Saúde da Família. Objetivo: Apresentar as experiências e articulações dos alunos do Curso de Enfermagem com o desenvolvimento das práticas ligadas a Atenção Básica no Projeto de Extensão Trabalhando com Famílias. Descrição Metodológica: A metodologia utilizada é qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa descritiva de um relato de experiência sobre as práticas  desenvolvidas no Projeto de extensão Trabalhando com Famílias através da Promoção em Saúde. Resultado: Os alunos do Projeto Trabalhando com Famílias participam efetivamente de dois cenários: uma clínica escola (Clínica Escola Amarina Motta – CLESAM) da UNISUAM, uma Escola Municipal (EMRB) e ainda participaram de atividades volantes como na Estação de Trem do Teleférico. As ações são diversas, constituindo de várias atividades da Atenção Básica: tais como consultas de enfermagem com os usuários cadastrados na CLESAM e grupos educativos com crianças e adolescentes na Escola Municipal (EMRB). No primeiro semestre de 2013, foram desenvolvidas atividades de rastreamento de hipertensos e diabéticos na Estação de Trem do Teleférico, localizado no bairro de Bonsucesso\RJ. Partimos do pressuposto em trabalhar assuntos e demandas que surjam do grupo específico trabalhado, principalmente nas atividades educativas da escola. A proposta neste projeto está sempre demandando a interação e a troca de saberes, numa dinâmica construtiva e criativa. Conclusão: Estas práticas possibilitam ao acadêmico de enfermagem exercitar o fazer em Atenção Básica, convivendo com as demandas que surgem no decorrer do fazer, que se apresentam como elas ocorrem na vivência do Enfermeiro.