Última alteração: 2013-09-04
Resumo
Introdução: Este trabalho apresenta o relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão Trabalhando com Famílias. A proposta do projeto foi atuar em serviços da área da Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS\RJ). Por questões de contrato firmado entre a Universidade e a SMS\RJ, estas atividades não puderam ocorrer. Com isto, o Projeto vem desenvolvendo suas atividades em diversos outros cenários, como na Clínica Escola Amarina Motta (CLESAM) e na Escola Municipal Ruy Barbosa (EMRB), tendo como o enfoque em ações de Atenção Básica\Saúde da Família. Objetivo: Apresentar as experiências e articulações dos alunos do Curso de Enfermagem com o desenvolvimento das práticas ligadas a Atenção Básica no Projeto de Extensão Trabalhando com Famílias. Descrição Metodológica: A metodologia utilizada é qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa descritiva de um relato de experiência sobre as práticas desenvolvidas no Projeto de extensão Trabalhando com Famílias através da Promoção em Saúde. Resultado: Os alunos do Projeto Trabalhando com Famílias participam efetivamente de dois cenários: uma clínica escola (Clínica Escola Amarina Motta – CLESAM) da UNISUAM, uma Escola Municipal (EMRB) e ainda participaram de atividades volantes como na Estação de Trem do Teleférico. As ações são diversas, constituindo de várias atividades da Atenção Básica: tais como consultas de enfermagem com os usuários cadastrados na CLESAM e grupos educativos com crianças e adolescentes na Escola Municipal (EMRB). No primeiro semestre de 2013, foram desenvolvidas atividades de rastreamento de hipertensos e diabéticos na Estação de Trem do Teleférico, localizado no bairro de Bonsucesso\RJ. Partimos do pressuposto em trabalhar assuntos e demandas que surjam do grupo específico trabalhado, principalmente nas atividades educativas da escola. A proposta neste projeto está sempre demandando a interação e a troca de saberes, numa dinâmica construtiva e criativa. Conclusão: Estas práticas possibilitam ao acadêmico de enfermagem exercitar o fazer em Atenção Básica, convivendo com as demandas que surgem no decorrer do fazer, que se apresentam como elas ocorrem na vivência do Enfermeiro.