Última alteração: 2013-09-04
Resumo
Introdução: Este trabalho apresenta o relato de experiência em educação em saúde com adolescentes de um Projeto de Extensão Universitária, denominado Educação em Saúde no Projeto Pescar. Este projeto é desenvolvido na Usina Metalúrgica GERDAU COSIGUA, localizada em Santa Cruz, no município do Rio de Janeiro (MRJ). O Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) atua em parceria com a GERDAU COSIGUA neste projeto desde 2008, com alunos do Curso de Enfermagem, desenvolvendo ações de educação em saúde com adolescentes moradores de Santa Cruz (MRJ). Objetivo: Apresentar as experiências dos alunos do Curso de Enfermagem com o desenvolvimento das práticas educativas no Módulo Saúde do Projeto Pescar. Descrição Metodológica: A metodologia utilizada é qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa descritiva de um relato de experiência sobre a prática educativa desenvolvida no Projeto Projeto Pescar. A construção teórico-metodológica utilizada no Projeto de Extensão baseia-se na metodologia da “construção compartilhada do conhecimento” (ACIOLI, 2008). Neste projeto a abordagem com os adolescentes baseou-se na criação de um espaço, onde fossem debatidos assuntos propostos pelos próprios atores. Resultado: O Projeto Pescar constitui-se de módulos, com duração de um ano, acontecendo nos turnos da manhã, diariamente. Os adolescentes são selecionados a partir de provas, entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e visitas domiciliares. Os encontros baseiam-se em oficinas com assuntos relacionados à saúde, com o objetivo maior de criar um espaço de acolhimento, com possibilidades de trocas entre os acadêmicos de enfermagem (extensionistas) e os alunos (adolescentes) do Projeto Pescar. Os assuntos geralmente propostos pelos alunos partem da vivência e desafios da adolescência, passando por temas como: DSTs e AIDS, Corpo e Sexualidade incluindo os Métodos Contraceptivos, Gravidez na Adolescência, Cuidados e Necessidades do Corpo e Atividades Físicas, Alimentação Saudável, Drogas e uso de Medicações. A proposta neste projeto está sempre demandando a interação e a troca de saberes, numa dinâmica construtiva, criativa, de forma essencialmente transdisciplinar. Conclusão: A interação entre os acadêmicos de enfermagem e os adolescentes participantes do Pescar faz com que se crie uma nova forma de fazer educação, uma forma mais sensível e de construção de vínculo.
Referências:
ACIOLI, S. A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Revista Brasileira de Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, v.61 , n.1, p.117-21, jan/fev 2008.