EVENTOS CIENTÍFICOS, 10º Semana de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação

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EXTENSÃO COM ADOLESCENTES NO PROJETO PESCAR
Fabiana Ferreira Koopmans, Mesulemete do Nascimento Martins, Miriam Maria de Oliveira, Scarleth Hélia Teixeira da silva, Bruna Ribeiro Alexandre, Cleide Maria de Araújo Alves, Auricéa Silva Souza

Última alteração: 2013-09-04

Resumo


Introdução: Este trabalho apresenta o relato de experiência em educação em saúde com adolescentes de um Projeto de Extensão Universitária, denominado Educação em Saúde no Projeto Pescar. Este projeto é desenvolvido na Usina Metalúrgica GERDAU COSIGUA, localizada em Santa Cruz, no município do Rio de Janeiro (MRJ). O Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) atua em parceria com a GERDAU COSIGUA neste projeto desde 2008, com alunos do Curso de Enfermagem, desenvolvendo ações de educação em saúde com adolescentes moradores de Santa Cruz (MRJ). Objetivo: Apresentar as experiências dos alunos do Curso de Enfermagem com o desenvolvimento das práticas educativas no Módulo Saúde do Projeto Pescar. Descrição Metodológica: A metodologia utilizada é qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa descritiva de um relato de experiência sobre a prática educativa desenvolvida no Projeto Projeto Pescar. A construção teórico-metodológica utilizada no Projeto de Extensão baseia-se na metodologia da “construção compartilhada do conhecimento” (ACIOLI, 2008). Neste projeto a abordagem com os adolescentes baseou-se na criação de um espaço, onde fossem debatidos assuntos propostos pelos próprios atores. Resultado: O Projeto Pescar constitui-se de módulos, com duração de um ano, acontecendo nos turnos da manhã, diariamente. Os adolescentes são selecionados a partir de provas, entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e visitas domiciliares. Os encontros baseiam-se em oficinas com assuntos relacionados à saúde, com o objetivo maior de criar um espaço de acolhimento, com possibilidades de trocas entre os acadêmicos de enfermagem (extensionistas) e os alunos (adolescentes) do Projeto Pescar. Os assuntos geralmente propostos pelos alunos partem da vivência e desafios da adolescência, passando por temas como: DSTs e AIDS, Corpo e Sexualidade incluindo os Métodos Contraceptivos, Gravidez na Adolescência, Cuidados e Necessidades do Corpo e Atividades Físicas, Alimentação Saudável, Drogas e uso de Medicações. A proposta neste projeto está sempre demandando a interação e a troca de saberes, numa dinâmica construtiva, criativa, de forma essencialmente transdisciplinar. Conclusão: A interação entre os acadêmicos de enfermagem e os adolescentes participantes do Pescar faz com que se crie uma nova forma de fazer educação, uma forma mais sensível e de construção de vínculo.

Referências:

ACIOLI, S. A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Revista Brasileira de Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, v.61 , n.1, p.117-21, jan/fev 2008.