EVENTOS CIENTÍFICOS, 10º Semana de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação

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USO DE DROGAS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Margarida Maria Rocha Bernardes

Última alteração: 2013-09-03

Resumo


A precocidade na iniciação do uso de substâncias psicoativas tem sido apontada como um agravante do fenômeno das drogas. Crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social tornam-se alvos prioritários das ações de saúde. O consumo de drogas psicoativas causa modificação no funcionamento do Sistema Nervoso Central, afetando o estado mental da pessoa e constitui fenômeno relativamente freqüente, sobretudo entre os jovens. Dentre os possíveis usuários as crianças e adolescentes são considerados grupos, cujo risco é exacerbado pela curiosidade e pelo desafio de se firmarem como ser no mundo. Esta função hedonista tão incorporada na adolescência, se associada às drogas pelo fascínio que estas provocam e pela suposta autonomia que a criança e o adolescente acreditam possuir, podem levar a damos muitas vezes irreversíveis como a dependência química. No Brasil, estudos têm demonstrado que o consumo de drogas entre adolescentes se inicia entre 9 e 14 anos. O objeto deste estudo é a compreensão dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre o uso de drogas a partir da exibição de um filme. Objetivo descrever as diferentes percepções dos estudantes sobre o uso de drogas, tendo como recurso pedagógico o filme da Turma da Mônica intitulado “Uma História Que Precisa Ter Fim”. Estudo de natureza qualitativa investigou 114 estudantes  do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira - CAP-UERJ. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UERJ, protocolo nº 015.3.2008. A participação dos estudantes foi autorizada pelos seus responsáveis através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados ocorreu Junho de 2010. A dinâmica proposta foi a projeção de um filme, encenado pela Turma da Mônica, o qual retrata o assédio de traficantes no entorno da escola, o oferecimento das substâncias, a experimentação e o uso drogas. Ao término do filme os estudantes foram solicitados a escrever suas impressões. A análise das respostas permitiu que se agrupassem algumas áreas temáticas que foram posteriormente discutidas à luz do referencial teórico. Os resultados evidenciaram que o alunado reconhece sua própria vulnerabilidade e os riscos a que estão expostos cotidianamente e que deve estar atento para não ser seduzido pela curiosidade e não aceitar coisas de estranhos. Reconhece que a droga causa dependência e que, portanto, deve ser rejeitada. Considera o filme educativo e que deve ser utilizado como recurso pedagógico.