EVENTOS CIENTÍFICOS, 10º Semana de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação

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ANÁLISE NUMÉRICA DA AERODINÂMICA DO BORDO DE ATAQUE DA ASA DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO
André Luiz Tenório Rezende, Edson Dias Nascimento Junior

Última alteração: 2013-09-03

Resumo


Um veículo aéreo não tripulado possui asas com bordasarredondadas visando um menor arrasto e melhor desempenho. No contexto decorpos rombudos, as bordas podem ser vantajosamente suavizadas para melhorar ascaracterísticas aerodinâmicas do corpo bem como controlar a produção devibrações e ruídos. O objetivo desta pesquisa é estudar a formação de uma bolhade separação sobre um meio-corpo bidimensional através da simulaçãocomputacional baseado nas equações médias de Reynolds (Reynolds Average Navier Stokes- RANS). Essa técnica de simulação numérica usa um esforço computacionalreduzido e tem sido adotado na maioria dos problemas práticos de engenharia,uma vez que tais aplicações dependam exclusivamente do escoamento em regimepermanente e do campo de velocidade média. O objetivo principal é analisar adinâmica do escoamento da bolha de recirculação para o parâmetro adimensional h = R/H (razão entre o canto arredondado docorpo e sua altura). Apenas um caso será investigado, correspondendo a h = 0,25. O número de Reynolds, baseado navelocidade de escoamento livre U∞ e o comprimento característico L,que no nosso caso é a própria altura H, é igual a Re = 2000.As soluções obtidas através das equações médias de Reynolds (RANS) para oescoamento bidimensional e estacionário utilizaram os modelos de turbulência k-w e SST (Shear Stress Transport). Esses modelosRANS assumem uma modelagem isotrópica do tensor de Reynolds. Os resultadosnuméricos foram comparados com dados computacionais e experimentais de outrosautores voltados para estudos de melhoria de desempenho de veículos aéreos não tripulados.