EVENTOS CIENTÍFICOS, 10º Semana de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação

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O CUIDAR DA TERCEIRA IDADE NA UNATI: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Vera Lúcia França de Souza Andrade, Érick Igor dos Santos, Margarida Maria Rocha Bernardes, Rose Cristina Soares, Valdelice Oliveira Santos

Última alteração: 2013-09-03

Resumo


O projeto “O Cuidar da Terceira Idade na UnATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) - UNISUAM” surgiu em virtude da preocupação dos autores, docentes do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), acerca da promoção da saúde dos alunos que frequentam a UnATI. Foi definido como objetivo geral do projeto realizar atividades educativas a partir de oficinas participativas para qualificar os indicadores básicos de saúde dos alunos da UnATI no campus Bonsucesso. Desta maneira, no esteio da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e do documento sobre as Diretrizes do Pacto pela Saúde, este projeto está organizado de maneira a favorecer o vínculo dos alunos da UnATI com os acadêmicos de enfermagem do 5º Período do Curso de Graduação em Enfermagem e, assim, fortalecer a formação dos futuros enfermeiros no tocante à atuação com a clientela da terceira idade. Além disto, o projeto prima por potencializar o protagonismo e a participação social dos idosos na defesa de melhores condições de saúde e aumento de sua qualidade de vida, em consonância à política nacional vigente (BRASIL, 2006). Este trabalho é um relato de experiência que visa evidenciar os resultados parciais do projeto de extensão que integra acadêmicos de enfermagem e alunos da UnATI. O movimento Universidades da Terceira Idade visa contribuir para a promoção da saúde física, mental e social das pessoas idosas, a partir do universo de possibilidades que pode ser proporcionado pelo ambiente universitário (VERAS; CALDAS, 2004). Durante dois meses de implantação do projeto foram realizadas oito oficinas com seis dinâmicas: “Quebra-gelo para idosos e grupo da terceira idade- conhecendo e aprendendo”, “trocando os crachás”, “caixinha de surpresas” com objetivo de autoconhecimento; "falar sobre si" para promover acolhimento; ”casa, inquilino e terremoto”, “dinâmica da célula nervosa”, “terapia do abraço: xô Alzheimer” e dinâmicas de empreendedorismo social. Tendo como foco a construção compartilhada de conhecimentos, foi solicitada ao grupo, já no primeiro encontro, a escolha do elenco de temas que seriam abordados. Foram escolhidos hipertensão arterial, diabetes, estresse, Alzheimer e envelhecimento saudável. Realizaram-se duas rodas de conversa que contribuíram para discussão sobre “mito ou verdade” a respeito dos temas.  Além disto, foi instituído o Grupo de Estímulo e Inovação de Enfermagem na UnATI (GEIENFU) com reuniões semanais com a finalidade de discutir e identificar as demandas a serem trabalhadas durante cada encontro com os idosos. Conclui-se que a partir das limitações impostas pelo seu caráter ainda recente, este projeto tem atingido os objetivos propostos durante a sua elaboração. Acredita-se ser necessário desenvolver práticas educativas voltadas para a emancipação dos idosos e proporcionar a reflexão entre graduandos em enfermagem sobre a integralidade no cuidado a este grupo populacional. Há indícios qualitativos de que este projeto tem proporcionado maior vínculo entre os acadêmicos de enfermagem e os alunos da UnATI.