EVENTOS CIENTÍFICOS, 10º Semana de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação

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ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO AOS PACIENTES ATENDIDOS NA CLESAM
Marina Vieira Martins, Carla da Silva Pinheiro

Última alteração: 2013-09-03

Resumo


O acompanhamento farmacoterapêutico (AF), através da prática da Atenção Farmacêutica, é um grande desafio para o profissional farmacêutico e se torna ferramenta importante para reduzir os problemas relacionados a medicamentos (PRM`s), visando uma farmacoterapia racional, o que implica em aumentar a eficácia do tratamento racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis voltados para a melhoria da qualidade de vida. A participação do farmacêutico na equipe multiprofissional tem sido consolidada, e a sua proximidade da comunidade reforça a implementação de projetos no combate ao uso irracional de medicamentos. Aperfeiçoar o tratamento farmacológico e prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos são uns dos objetivos da Atenção Farmacêutica. Em Atenção Farmacêutica, o paciente é o principal foco, e não a doença. O objetivo desse projeto é realizar o acompanhamento farmacoterapêutico aos pacientes da CLESAM que façam uso de medicamentos, principalmente de forma contínua e/ou periódica, visando uma farmacoterapia racional, a identificação, prevenção e resolução dos PRM`s e estimular a adesão dos pacientes ao tratamento farmacológico. Este serviço é um compromisso e deve preservar-se de forma continuada, sistematizada e documentada, em colaboração com o paciente e com os demais profissionais do sistema de saúde, com a finalidade de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida do paciente. O método escolhido para a realização desse projeto baseou-se na Metodologia Dáder, desenvolvido em 1999 pelo Grupo de Pesquisa de Assistência Farmacêutica da Universidade de Granada, na Espanha. Este projeto fornece aos acadêmicos do curso de Farmácia a possibilidade de desenvolverem uma postura crítica quanto ao uso de medicamentos e a atividade prática da Atenção Farmacêutica, tanto quanto a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, linguagem, conceitos éticos e métodos de interação com a população e a equipe multiprofissional de saúde.