APRESENTAÇÃO DE UM SISTEMA FLEXÍVEL DE ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES: ESTUDO DE CASO: SANTOS DUMMONT - MG

Paulo Fernando de Deus da Silva Braga, Igor Charlles Siqueira Leite

Resumo


Esta monografia se propõe a tratar de um dos desafios da engenharia pela perpetuação do ambiente alterado para benefício dos cidadãos no combate eterno contra as forças da natureza. A força gravitacional, associada aos mecanismos internos das massas de solo e rocha provocam desestabilização, que muitas vezes podem ser observadas em desastres que geram grandes impactos sociais e econômicos na sociedade. Através de um projeto de obra e explicação de uma técnica moderna de contenção, este artigo visa a descrever detalhadamente o dimensionamento de uma contenção de um talude erodido pela lixiviação, localizado no município de Santos Dumont – MG, na altura do quilometro 342 +820 metros do ramal ferroviário Linha do Centro operada pela concessionária MRS. A contenção proposta neste trabalho de conclusão de curso apresenta-se por um solo grampeado com faceamento em malha de arame de aço de alta resistência. Será descrito todo o sistema flexível de estabilização, bem como o método de dimensionamento RUVOLUM® e as forças de resistências dos elementos do sistema TECCO®, projetado para o local.

 


Palavras-chave


Geotecnia, solo grampeado, faceamento em tela metálica, contenção de talude, sistema flexível de estabilização.

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Projectus - ISSN 2525-4146

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