CRIMINALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E DO ADOLESCER: REFLEXÕES SOBRE A SOBRE A EDUCAÇÃO.

Mauro da Silva Carvalho, Ana Clara Leitão de Castilho

Resumo


A partir do aumento de queixas encaminhadas as delegacias de policia relacionadas a conflitos entre crianças e adolescentes no ambiente escolar, podemos constatar que esta instituição vem assumindo o papel social de disciplinar e dirimir conflitos, culminando, em 2012, na entrada oficial das forças de segurança nas escolas públicas do Rio de Janeiro. Tal fenômeno, no entanto, devem ser objeto de uma série de questionamentos, afinal, dificuldades atreladas a educação de crianças e adolescentes, em especial as pobres, é função da polícia? Simples brigas, desentendimentos e conflitos, comuns entre adolescentes, são casos de polícia? Em que medidas a criminalização do adolescer acaba por ensejar políticas públicas marcadas pelo medo? Este artigo propõem discutir estas e outras questões, a fim de trazer a baila os efeitos destas políticas públicas no cotidiano familiar e escolar

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Revista Conexões Psi - ISSN 2318-2903

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