Histórico do periódico

Em março de 1996, a Revista Augustus foi criada. 

O Prof. Arapuan Medeiros da Motta, Chanceler da então Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta — SUAM, na apresentação do primeiro número, dizia que tal periódico era a confirmação de “nossas tradições, através da presença cultural na comunidade”. O Prof. Arapuan Medeiros da Motta destacava, no texto de abertura da Revista, a “longa projeção da UNISUAM no cenário brasileiro”, seus compromissos com trabalhos comunitários, seminários, semanas de cultura, congressos etc. Naquele momento, por meio da Augustus, a UNISUAM ampliava, conforme palavras de seu Chanceler, a “participação no campo da pesquisa”.

Os artigos ali publicados refletiam “o valor de nossos professores, sua capacidade de percepção e sua atuação na cena da cultura e do saber”. Nomes de destaque, como Artur da Távola, Affonso Romano de Sant’Anna e João Maia, colaboravam para aquele lançamento. 

O tempo passou, e a SUAM se transformou, em 1997, na UNISUAM, primeiro Centro Universitário do país. Seus compromissos também se transformaram, amadurecendo com a vida universitária, e suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão assumiram caráter orgânico, com oferta de cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e de mestrado. 

Hoje, a UNISUAM desenvolve uma política clara de pesquisa e extensão, atuando tanto na graduação quanto nas pós-graduações lato e stricto sensu. Apoia a publicação de periódicos em diferentes áreas. Participa no fomento ao PIBIC e PIBEXT, com bolsas a discentes e custeio de docentes que coordenam e orientam projetos. Tem plena vida universitária. 

A Revista Augustus tem, agora, como missão ocupar um espaço respeitável no cenário dos periódicos nacionais, e mesmo internacionais, assumindo-se como veículo de publicação multidisciplinar num jogo salutar de troca de experiências e saberes. Assim, nossa revista está aberta à submissão de artigos vinculados aos temas centrais de cada número e artigos livres, que reflitam as inquietações contemporâneas a que estamos subordinados. 

Como já antecipava o Prof. Arapuan, com “o êxito a que agora chegamos, entregando ao público esta Revista, fruto de dedicação e senso coletivo dos seus participantes”, esperamos consolidar nosso espaço junto à academia brasileira.

Arapuan Medeiros da Motta Netto
Reitor

 



Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

Uma produção da Unisuam Publicações