Apresentação do Flagfootball como possibilidade pedagógica

Rodrigo Silva Perfeito, Carlos Alberto, Carlos Nascimento, Fabio Ferreira, Marcus Horsczaruk, Jeferson José Moebus Retondar

Resumo


Introdução: Trata-se de um estudo que apresenta o Flagfootball, jogo adaptado do Futebol Americano, como uma ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar, motivando a interação, trabalho em equipe e minimização das imposições de poder referentes às diferentes forças corporais e habilidades motoras. Objetivo: Refletir sobre a importância da incorporação do Flagfootball no universo das escolas da cidade do Rio de Janeiro. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Foi utilizada a técnica de observação direta da realidade durante seis meses, a fim de descrever em um diário de campo com os dados mais significativos, diante da aplicação do Flagfootball como conteúdo de ensino das aulas de Educação Física, vivenciada no Colégio da Imaculada Conceição no Rio de Janeiro-RJ, de categoria particular, por meio de estagio, em turmas do Ensino Médio. Resultados: Ao trabalhar o Flagfootball na escola, quando de maneira consciente por parte do docente, são oportunizados aos alunos ganhos relevantes no âmbito motor, da saúde e psicossocial. Além de valores de vida, como o trabalho multidisciplinar, o combate a violência e a aceitação de novas culturas.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Flagfootbol; Violência; Inclusão

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

Uma produção da Unisuam Publicações