A Didática nas 'Metodologias de ensino': impasses e alternativas para aprendizagem significativa no Ensino Superior.
Resumo
O presente texto tem como propósito discutir sobre o papel da Didática nas diferentes ‘metodologias de ensino’ desenvolvidas nas práticas pedagógicas dos professores no ensino superior, revelando alguns dos impasses, enigmas e alternativas recorrentes nessas ações didáticas cotidianas. Nesse sentido, a literatura utilizada versará sobre as questões históricas ligadas a didática e suas dimensões, abordadas num diálogo com Certeau e as ‘artes de cozinhar’, assim como muitos outros teóricos interessados em buscar uma aproximação com o ‘ser professor’, sobretudo, nos cursos de graduação, numa concepção de identidade construída na forma de saberes oriundos do ‘tempo de escola e de academia’ que se materializam, pessoal e profissionalmente, nas metodologias de ensino conservadoras ou inovadoras. O desafio consiste na superação de práticas mecanicistas e de dominação tradicionais, para repensarmos alternativas de aprendizagem, preferencialmente, significativas. Nessa perspectiva, se conseguirmos contribuir para a reflexão docente, teremos alcançado nosso objetivo.
Palavras-chave
Didática; Metodologias de ensino; Aprendizagem significativa; Ensino Superior.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Rev. Augustus - ISSN 1981-1896
Uma produção da Unisuam Publicações