APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS: AVALIAÇÃO FÍSICO QUÍMICA E SENSORIAL DE DOCE DE CASCAS DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis f. Flavicarpa)

Elga Batista da Silva, Elisa Ribeiro dos Santos, Joyce Rosa, Fabiane Toste Cardoso, Gisele Gonçalves de Souza, Renata Nogueira, Kamila de Oliveira do Nascimento

Resumo


Aproveitar integralmente os vegetais pode trazer diversos benefícios, como quantidades iguais ou maiores de nutrientes comparadas com a própria polpa, como é o caso das folhas verdes. O objetivo deste trabalho foi determinar as características físico químicas e sensoriais de doce de cascas do maracujá amarelo, como uma alternativa para o aproveitamento integral do maracujá. Sendo um fruto bastante utilizado industrialmente e artesanalmente para a produção de diversos produtos alimentícios, porém que gera uma quantidade considerável de resíduos usualmente descartados. As análises sensoriais envolveram dois tipos de testes afetivos (aceitação e intenção de compra), utilizando uma escala hedônica estruturada de 9 pontos, com 50 provadores não treinados. Também foram realizadas análises de determinação de acidez titulável, pH e graus Brix. Em relação à formulação todos os atributos apresentaram percentuais de aceitação elevados: 90%, 96%, 92% e 82% (para “gostei muitíssimo”, “gostei muito”, “gostei moderadamente” e “gostei ligeiramente”) para os atributos aparência, cor, aroma e sabor respectivamente. No teste de intenção de compra, 46% dos julgadores manifestaram o interesse de possivelmente comprar o doce de cascas do maracujá amarelo. As avaliações físico químicas demonstraram que o doce está de acordo com o padrão de pH e acidez utilizados para a avaliação do mesmo, com médias de 4,2 e 8,12, respectivamente. Já a análise do teor de sólidos solúveis mostrou que o doce está abaixo do esperado devido sua baixa concentração de açúcar (11,3°Brix). Conclui-se que, dos pontos de vista físico químico e sensorial, é possível desenvolver um produto como o doce da casca do maracujá amarelo, enfatizando a importância do aproveitamento integral de alimentos.


Palavras-chave


desenvolvimento de produto, sustentabilidade, testes afetivos

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

Uma produção da Unisuam Publicações